Fazer backup de dados é muito necessário para as suas tarefas diárias. Se é um empreendedor que oferece serviço de hospedagem de site ou apenas um cliente/usuário, preocupe-se sempre em realizar backups regularmente para manter cópias de segurança de seus dados. Uma vez por semana seria o mínimo ideal.
Quem utiliza a plataforma cPanel possui um grande facilitador, pois esta ferramenta oferece alguns scripts que ajudarão a tornar as tarefas mais fáceis. Os comandos pkgacct e restorepkg são basicamente para realizar e restaurar backups individuais via linha de comando, respectivamente. Como utilizá-los? Vamos lá:
Com o usuário Root digite:
# /scripts/pkgacct username
para fazer o backup de uma conta específica e,
# /scripts/restorepkg username
para restaurar o backup de uma conta específica.
E lembre-se:
1 - Username é o nome da conta do usuário.
2 - O arquivo criado após o backup fica no diretório /home por padrão e o nome deve ser algo como cpmove-username.tar.gz.
3 - Caso a conta do usuário seja muito grande, o processo será um pouco demorado exibindo pontos na tela como se fossem reticências. Não se assuste, isso é normal para mostrar que o processo está em andamento. A velocidade vai depender também do poder de processamento do servidor.
4 - Você pode usar alguns parâmetros para incrementar o seu backup, para isso acesse a documentação do cPanel para mais detalhes sobre os comandos pkgacct e restorepkg.
Recomendo a utilização do script cPremote para um backup mais preciso, organizado e temporizado.
Espero ter ajudado. Grande abraço e até a próxima.
Olá Tiago
Executei o comando /scripts/pkgacct username no VPS, logado como root, e pareceu tudo correr bem (inclusive as reticências).
Porém este não estou conseguindo localizar o arquivo gerado para baixar e apagá-lo.
preciso apagá-lo pois o espaço em disco da VPS é pequeno.
Como faço para encontrar a pasta e excluir o arquivo pelo ssh root da VPS?
Grande abraço e obrigado pela ajuda, de antemão.
Fala cara, normalmente fica dentro da pasta /home conforme item 2 aí no tutorial.
Boa tarde , como eu posso acessar meu Cpanel , pelo SSH , eu não sei a senha do meu Cpanel.
Olá Sérgio, para acessar via SSH você precisa ter a senha root. Você tem?
Olá Tiago. Preciso ter em meus arquivos pessoais os emails dos clientes cadastrado no site e não consigo fazer o backup via cPanel. Poderia nos informar como fazê-lo? Agradecemos.
Olá Albertino, pelo cPanel você poderá fazer um full backup, porém em nosso servidor só é permitido depois de 00h até as 06h por conta do processo que um backup gera. Então, depois de 00h acesse o cPanel e localize o ícone backup e siga as instruções.
uma duvida quando gero um backup desse ai ele ja gera tudo email e bando de dados podendo restuarar em qualquer outro servidor com cpanel?
Sim, você pode restaurar em qualquer servidor com cPanel.
Olá,
Gostaria de tirar uma dúvida, o CPremote foi instalado e configurado em um servidor, após transferir os dados para o novo servidor ele jogou dentro da basta /bk. Como faço para ativar as contas no /home/ e que elas sejam reconhecidas pelo WHM?
Olá Marcus, neste caso, sugiro entrar em contato com o suporte do CPremote. Grande abraço!
Interessante os comandos, normalmente eu utilizo a versão via navegador mesmo.
Agora, porque você diz para usar o cPremote?
Fiz um teste com ele e achei normal e tem somente em inglês, o que dificulta o uso pelos clientes.
Qual a vantagem?
Olá Rodrigo, o CPremote é um plugin para WHM que permite fazer backup mais detalhados e programados. Por exemplo, você pode fazer backups remotos facilmente com uma simples configuração. Quando você quiser restaurar a conta de um usuário, você pode escolher algumas opções como: pasta root, e-mail, ou apenas a pasta public_html. Isso te dá uma flexibilidade maior. Além disso, você pode ativar/desativar backup automático para um determinado usuário. E o melhor, o processo de compactação de arquivos é muito despendioso para máquina, ou seja, normalmente utiliza-se bastante processamento, em vista disso, o CPremote se preocupa e, se não me falha a memória, ele só usa no máximo 10% da capacidade da CPU o que reduz significativamente o Load do servidor durante as compactações. Veja outros recursos aqui: http://cpremote.net/Features.
Espero ter ajudado. Abs.
Deixe um comentário